Só vale a pena se você assina o Office 365
Se você sentia falta da suíte Microsoft Office no iPad, não precisa se preocupar mais. Isso porque a companhia já lançou o Word, o Excel e o PowerPoint para o tablet da Apple.
Mais do que uma rápida adaptação da versão para iPhone, o Office para iPad é um trio de aplicativos criados especificamente para uso no tablet da Apple.
É importante saber que, para criar e editar documentos, é preciso ter uma assinatura do Office 365. As versões grátis apenas mostram ou visualizam arquivos do Office.
Alta curva de aprendizagem para dominar todas as opções
O Microsoft Word é uma excelente suíte no desktop. É uma ferramenta poderosa que ainda mantém a liderança entre os concorrentes. A diferença com relação ao Microsoft Word para iPad é que esta substitui todas as funções tradicionalmente acionadas com o mouse por controles táteis.
Se você já teve contato com o Microsoft Word, utilizar o app no iPad não será um problema. Todas as principais funções marcam presença no programa como, por exemplo, a possibilidade de criar documentos a partir de diferentes modelos, escrever textos com inúmeros tipos de fontes e editar arquivos armazenados no iPad ou no OneDrive.
Controle touch não tem muita precisão
Se por um lado é fácil criar e editar documentos no app, por outro é complicado realizar tarefas mais avançadas. É tranquilo digitar textos por meio do teclado virtual do dispositivo, mas há um limite na velocidade de escrita - ao menos que você esteja muito familiarizado com o produto da Apple.
Manipular imagens já é mais difícil, pois você precisa preparar o documento antes de adicioná-las. Se deseja que a imagem fique centralizada, por exemplo, deve alterar o alinhamento antes de inserir o conteúdo multimídia. Fotos são importadas da seção Rolo da Câmera. Quando a imagem é posicionada, você não pode mais modificar o alinhamento, o que é realmente chato.
Como ferramenta de criação, faz mais sentido para rascunhos do que para documentos finais. As opções de edição estão incluídas, mas, se você estiver lidando com imagens, é melhor esperar até ter um mouse à disposição. Fora isso, a opção de compartilhamento em tempo real pode ser um bom instrumento de colaboração.
A integração com o OneDrive também é interessante porque salva e sincroniza todas as mudanças quando você abandona o arquivo. Mas o app só é funcional mesmo se você pagar por uma assinatura do Office 365.
Só é útil se você tem o Office 365
Assim como o aplicativo grátis, o Microsoft Word para iPad pode ser usado apenas como um visualizador. Você não consegue editar ou criar documentos por meio do programa.
Já com uma assinatura à disposição, o app é útil para edições rápidas de texto. A manipulação de fotos é mais complicada, mas pode ser aprendida se você dedicar um certo tempo ao processo. Para usuários casuais, o Microsoft Word para iPad não é tão útil quanto o Pages, da Apple. Mas se você possui uma assinatura do Office 365, então esse é o app a ser utilizado.